segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rio Jaú será dragado para evitar enchentes


Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam pelas cidades, é o assoreamento. Neste processo, ocorre o acúmulo de entulhos e terra no leito e o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas. Foi o que aconteceu em meados de novembro, quando a cidade de Jaú teve vários pontos de alagamento.

Para tentar evitar situações como essa, a Secretaria de Obras iniciou a operação de dragagem do Rio Jaú, a partir do Jardim Sempre Verde. A obra deve aumentar a largura e profundidade no trecho, onde os casos de alagamentos ocorrem com frequência.

Givanildo Ferreira, morador do local há cinco anos, se assusta com o início do período chuvoso. “Aqui, quando começa a temporada de chuva, a gente já vai ficando preocupado. A margem do rio aqui é baixa e a chuva nem precisa ser tão forte para ele transbordar”, explica. É importante também que a população tenha consciência de um fator que agrava essa situação é jogar lixo e entulhos no rio.

De acordo com o secretário de Serviços Municipais, Pedro Zafra, a dragagem é uma ação preventiva para evitar transbordamento do rio e erosão das margens. “Inicialmente, o rio Jaú terá sua calha rebaixada em pelo menos um metro em dois pontos, um é no Jardim Sempre Verde, onde ocorrem transbordamento e inundações de casas; o outro é ao lado da avenida Julinho Carvalho. Ali, além de afundar mais a calha, vamos retirar parte do barranco na margem contrária, fazendo com que o rio corra mais reto, sem afetar a margem do lado direito”.

Esses trabalhos atendem pedido de providências feito em agosto passado pelo promotor do Meio Ambiente, Jorge João Marques de Oliveira, que oficiou a Prefeitura sobre 14 áreas de risco de inundações existentes na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;