quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Idade da vida


Exercícios físicos são necessários para boa saúde física e mental na terceira idade

Pesquisas comprovam que o envelhecimento da população é um fenômeno mundial. Só no Brasil, 8,56% do total da população é formada por pessoas com mais de 60 anos. Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro está entre 73 anos para os homens e 78 anos para as mulheres, números alcançados com o avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida.

Depois dos 40 anos, ocorre uma tendência natural de perda de massa óssea e aumento da gordura corporal, fatores que, muitas vezes, vêm acompanhados dos primeiros sinais de problemas de saúde, tanto cardiovasculares como os degenerativos (osteoporose e artrose). É ai que entram os benefícios da prática de exercícios físicos e da boa alimentação, como forma de prevenção e manutenção da saúde na terceira idade.

O professor de educação física especializado em atividades para idosos, José Tadeu Bressan, ressalta a importância de chegar à terceira idade com saúde e disposição. “Os benefícios dos exercícios físicos para os idosos são inúmeros. Percebemos por meio das pessoas que freqüentam a academia o resultado imediato, sem contar a qualidade de vida. A pessoa passa a ter uma vida diferente e a sorrir mais, a pessoa idosa que é inativa e passa a fazer atividades muda o humor, o que é fundamental para viver bem”.

O professor ainda conta que o número de idosos freqüentando a academia aumentou, sendo as mulheres o maior público, apesar de contar com alguns alunos homens. O idoso tem acompanhamento e orientação do professor, que fica atento às limitações da idade.

Exemplo

O aposentado Valter Otero, 69, começou a freqüentar as aulas de hidroginástica há dois anos, mas já fazia caminhadas antes disso. “Eu me sinto melhor tanto fisicamente quanto mentalmente. Sou aposentado, então sempre ocupo meu tempo, faço os exercícios como prevenção e para ter uma atividade mental e física”, contou.

Já Maria Helena, 80, começou a praticar exercícios há duas décadas e diz que melhorou sua saúde com a hidroginástica e a musculação. “Há 11 anos tive um AVC, então pratico os exercícios como prevenção, e também por que me deixa disposta”. Com acompanhamento médico, boa alimentação e muita disposição, é possível manter a boa saúde, para viver a terceira idade plenamente.

Por Mayara Seaca

0 comentários:

Postar um comentário

 
;