quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cultura e artesanato no centro de Jaú


A mais tradicional praça do centro de Jaú, conhecida como Jardim de Baixo, todo sábado se torna palco para a apresentação de verdadeiros artistas. A Feira de Artesanato é promovida pela Sectaria de Cultura e Turismo do município e tem como objetivo reunir artesãos da cidade para a divulgação e venda de seus trabalhos, na Praça da República.

A feira teve início em 2009 com doze barracas, dando oportunidades para os novos artesãos de Jaú. Após ter aberto o edital de seleção, atualmente a feira conta com cerca de 50 novas barracas variadas, que vão de tricô a pintura em madeira. A parte de alimentação engloba açaí, salgados, doces caseiros, pães e chocolates artesanais, entre outros.

Alguns expositores têm o artesanato como fonte principal de renda. Outros complementam os ganhos da família na feira. Expositora há três anos, Dona Ceiça produz e vende guardanapos pintados e outros itens de utilidade para casa. Ela se orgulha do trabalho de artesã. “Sou dona de casa e mãe de quatro filhos. Sou apaixonada por artesanatos desde criança. Sempre gostei de realizar trabalhos manuais, mas nos últimos três anos venho me dedicando mais a esse hobbie”.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú conta com uma barraca para que os interessados em cursos promovidos pela mesma possam fazer inscrição no local. Os cursos com vagas disponíveis são: pintura em tela, desenho artístico, artesanato em couro, teatro e diversas técnicas de artesanato.

O evento começa às 9h e tem uma vasta programação, com atrações infantis: Música na Praça (10h às 12h), Pula-Pula e cama elástica, Teatro de Fantoches, e apresentação da Capoeira Bantus. Os interessados podem participar entrando em contato com a secretaria de Cultura e Turismo, através do telefone 3602-4777.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;