quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Motoristas não respeitam faixa de pedestre


Todo mundo sabe para que servem as faixas de pedestre, placas e sinais. Mas nas ruas, o que se vê é muito desrespeito. A busca por uma melhor qualidade de vida passa também pela humanização do trânsito.

Nos últimos anos, muitas pessoas têm sido vítimas de problemas no trânsito das cidades. Nessa luta desigual, o pedestre sempre sai perdendo e isso, conforme estudos, ocorre por dois motivos: desrespeito do motorista, que não pára antes da faixa de pedestre, ou falta de atenção do pedestre ao atravessar a rua.

“A gente tem de procurar respeitar o pedestre e deixar ele passar primeiro, porque é complicado”, ressalta um motorista que preferiu não se identificar. Nas imediações das Faculdades Integradas de Jaú, onde o trânsito é intenso, principalmente em horários de aula, o uso das faixas é de extrema importância. Existem vários bares e lanchonetes, mas faixas de pedestres são encontradas em apenas dois locais: as entradas da faculdade.

Segundo a estudante de direito da Fafija, Renata Contador, “a faixa de pedestres serve para dar a impressão de que os poderes públicos se interessam pela segurança dos pedestres, mas o fato é que só se interessam pelo bem estar e comodidade dos automobilistas. A distância entre uma e outra faixa é muito grande, obrigando os pedestres a cruzar fora dela”.

Mas esse cenário não ocorre em todo o país. Em Brasília, ficou demonstrado que esse item de civilidade, que no resto do Brasil ainda é praticamente ignorado, pode ser lembrado e posto em prática por todos os motoristas. Outro exemplo bem sucedido de respeito aos pedestres é a cidade de Florianópolis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;