sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A mídia contra Homer


Um dos fatores que mais proporcionaram a longevidade de "Os Simpsons" é, com certeza, o retrato bem humorado dos vícios e virtudes da sociedade norte-americana. A série, que está no ar desde 1989, conta com 22 temporadas. O episódio "O Tarado Homer", do 6º ano, é um dos favoritos dos fãs. Neste, Homer Simpson, o pai de família não tão exemplar assim, é vítima de um grande mal entendido. Ao levar a babá de suas crianças pra casa, percebe que um de seus chicletes favoritos está grudado na calça da moça. Ele pega-o, sem pestanejar, assustando a babá, que encara tudo aquilo como um assédio sexual.

A imprensa massacra Homer, acusando-o de diversas atrocidades. Todas evidentemente falsas. "O episódio é um registro valioso que exemplifica quão influente, e até mesmo impiedosa, pode ser a mídia", afirma o jornalista Ivo Coradi. O papel dos órgãos da comunicação é transmitir a informação devidamente apurada ao público. Seu poder é incontestável. "Há veículos, por sua vez, que se aproveitam dessa notoriedade justamente para obter mais audiência e um prestígio temporário, ainda que a notícia veiculada não corresponda com a realidade", diz Ivo.

Dois momentos do episódio são ainda mais memoráveis. Em um deles, um helicóptero sobrevoa a casa da família Simpson, anunciando a cobertura completa ao vivo dos afazeres domésticos de Marge, esposa de Homer. No outro, os filhos Bart e Lisa afirmam que não conseguem desacreditar no que a TV diz, já que ela os "educou a vida toda". É uma fábula moderna em tom de pura comédia, que mostra aos espectadores os grandes equívocos e a negligência que um profissional da comunicação, bem como qualquer outro, pode estar sujeito a cometer.

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