sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fígado gorduroso ou esteatose hepática


A esteatose hepática, conhecida como fígado gorduroso, é uma doença silenciosa e comum em todas as idades. Normalmente, pode ser causada pela má alimentação, repleta de comidas gordurosas. A doença ainda é relacionada ao consumo excessivo de álcool e à obesidade.

Os sintomas do fígado gorduroso, em geral, são dor na parte superior direita do abdômen, mal-estar geral, fadiga crônica, e sensação de peso especialmente depois das refeições. Existem pacientes que não têm sintomas, o que é perigoso, uma vez que a doença pode evoluir de maneira silenciosa a estágios mais graves.

“Trata-se de uma doença curável, mas é preciso o acompanhamento de um especialista em nutrição, pois a perda de peso acelerada pode causar dados ao figado”, alerta a nutricionista Valéria M Paixão. O fígado gorduroso se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos e triglicerídeos nas células hepáticas. O tratamento envolve a redução de peso corporal, com uma alimentação mais saudável, rica em frutas e verduras, além da prática de exercícios físicos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;