segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Região tem eleitores com dupla filiação


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou em outubro o relatório de filiados sub júdice (dupla filiação), para que regularizem seu cadastro até o dia nove novembro no cartório eleitoral de cada cidade. Essa duplicidade muitas vezes acontece porque pessoas se esquecem de se desligar de uma sigla para se incluir em outra. Em Jaú, 54 eleitores estão em situação irregular perante a Justiça Eleitoral. Já em Bariri, constam 77 filiados, incluindo os pertencentes da cidade de Itaju.

O técnico eleitoral Luciano Aparecido da Silva (foto), responsável pelo cartório de Bariri, ressalta que muitas vezes as pessoas demoram para comunicar a mudança de partido. “Mesmo estando dentro do prazo, a transferência fica irregular quando o eleitor demora de três a quatro dias para se manifestar, uma vez que o agente político tem somente o prazo de um dia para enviar todo o material”,diz.

De acordo com o chefe do cartório de Jaú, Carlos Augusto Amaral de Abreu, todos os candidatos que estão nessa situação são notificados antecipadamente através de comunicado entregue pelos correios. As justificativas são julgadas pela Justiça Eleitoral até o dia 23 de novembro. “Caso o eleitor não apresente a justificativa no prazo estipulado, ambas filiações serão canceladas, normalizando a situação cadastral”, conclui.

Por Luciane Trombini

0 comentários:

Postar um comentário

 
;