sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Número de jovens eleitores aumenta em 2011 na região


O Cartório Eleitoral é um local quase desconhecido pelos jovens de 16 e 17 anos. Porém, esta realidade está sendo mudada neste ano. Apesar da não obrigatoriedade do voto até os 18 anos de idade, os cartórios eleitorais da nossa região registraram um aumento da emissão dos títulos eleitorais para os adolescentes.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o mês de setembro deste ano registrou 106,2 mil eleitores com 16 anos e 403,2 mil com 17 anos, apenas no Sudeste do Brasil, totalizando 509.496. Comparado ao mesmo período de 2010, o crescimento foi de 28%. Em Jaú, houve um aumento de 20% em relação ao ano passado.

Luciano Aparecido da Silva, chefe do Cartório Eleitoral de Bariri, registrou no município 186 atendimentos dos novos eleitores neste mês. Para ele, o caráter municipal das eleições de 2012 incentiva mais os jovens a votarem. “Quando a eleição é nacional, as pessoas só conhecem os candidatos pela TV. No caso da municipal, isto envolve a realidade dos jovens, que se sentem motivados pois conhecem o candidato de maneira direta ou indireta”,comenta.

É o caso da estudante do 2º ano do Ensino Médio, Ana Claúdia Alves Urbano (foto), 16 anos, que pretende tirar seu título de eleitor antes dos 18 anos de idade. “Particularmente não me sinto contente com a atual administração pública da cidade e o ano que vem tem eleição. Se eu tenho o direito de escolher e contribuir para alguma mudança, vou usar meu voto para isso”, declara.

Para quem deseja mais informações e dados sobre as eleições pode acessar o site www.tre-sp.gov.br

Por Luciane Trombini

0 comentários:

Postar um comentário

 
;