sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Arte Cemiterial em Jaú

A Secretaria de Cultura e Turismo de Jaú realiza no próximo domingo (30/10) mais um passeio noturno no Cemitério Municipal. O evento, o único realizado e monitorado no Brasil, acontece a partir das 16h e é aberto à toda população.

Júlio Polli, pesquisador da história de Jaú, é o responsável pelo projeto, que visa divulgar a arte cemiterial. Segundo ele, “as visitas começaram em julho de 2010, e tem como objetivo promover um estudo, tanto do acervo histórico, quanto artístico do cemitério”.

Durante os passeios, os visitantes aprendem um pouco sobre alguns mitos populares da cidade. Entre eles, Coriolando Rodrigues, o homem do cavalinho de pau, e também os túmulos da noiva e da caverinha. Ainda é possível conhecer histórias de personalidades jauenses, como João Ribeiro de Barros e Elza Mnuerato.

A estudante Beatriz Braga compareceu ao último passeio e diz que aprendeu muitas coisas sobre a história da cidade. “Eu adorei. Não sabia que era tão interessante e satisfatório. Soube de coisas que nem imaginava. Eu pensava que os restos mortais do aviador João Ribeiro de Barros estavam enterrados lá, mas na verdade estão na praça da Matriz”.

As pessoas que estiverem interessadas em participar do passeio devem comparecer no Velório Municipal, com quinze minutos de antecedencia. “É aconselhável que todos levem lanternas e usem sapatos fechados”, alerta Polli.

0 comentários:

Postar um comentário

 
;